Na última semana, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) conduziu uma auditoria presencial nas escolas da rede pública do município de Pinhão, localizado na Região Sul do Paraná.

A fiscalização, parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2024-2025, teve como objetivo principal avaliar a qualidade do ensino básico oferecido na localidade.

Essa auditoria, de natureza operacional, visa identificar possíveis falhas e propor soluções na forma de recomendações aos gestores municipais.

O foco da investigação foi verificar se Pinhão implementa políticas e ações necessárias para garantir o aprendizado eficaz dos alunos do ensino fundamental, principalmente nos anos iniciais.

Durante a auditoria, foram examinados vários aspectos críticos, como a aplicação de avaliações diagnósticas padronizadas, o estabelecimento de metas de desempenho escolar, o acompanhamento contínuo do progresso dos alunos, a formação continuada dos professores, a elaboração de currículos específicos e planos de aula, a recomposição de aprendizagem, o fornecimento de merenda escolar adequada e a organização estrutural das escolas.

Equipe de Auditoria

A fiscalização foi conduzida pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, com participação dos servidores Guilherme Vieira, da Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE), e Ana Luísa Fonseca, do Gabinete do Conselheiro Maurício Requião (GCMRMS).

Esse trabalho faz parte do Programa AuditaTC, que promove a participação de equipes multidisciplinares nas atividades fiscalizatórias, reforçando a missão do Tribunal de Contas como órgão de controle externo.

Durante a visita, a equipe auditora visitou a sede da Secretaria Municipal de Educação de Pinhão e cinco escolas locais.

No decorrer da inspeção, foram coletados documentos, realizadas conversas com gestores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores, e executadas outras atividades de verificação.

Pinhão é o sétimo município a ser fiscalizado pela equipe de auditorias operacionais do TCE-PR na área da Educação em 2024, juntando-se a Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Palmas, Piraquara e Rio Branco do Sul.

Benefícios da Fiscalização

Através dessas auditorias, o TCE-PR consegue examinar de forma independente a atuação dos gestores municipais, promovendo a melhoria da administração pública e o fortalecimento da governança.

As auditorias avaliam a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade dos serviços públicos prestados, incentivando assim a adoção de boas práticas.

Além disso, essas fiscalizações permitem ao Tribunal ajudar os administradores locais a identificar e resolver problemas críticos na área auditada, oferecendo recomendações concretas para melhorar a gestão pública nas cidades visitadas.

Fonte: TCE/PR – / Portalcandoi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui