A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná emitiu uma nota de repúdio nesta quarta-feira (14) em relação à conduta do vereador Antônio dos Santos, da Câmara Municipal de Foz do Jordão.
Durante a sessão do dia 05/06/2023, o vereador proferiu ataques verbais ofensivos e desrespeitosos contra a vereadora Noreci Claro, que também é Procuradora da Mulher. A nota de repúdio foi assinada pela procuradora especial da Casa, deputada Cloara Pinheiro (PSD), juntamente com outras 53 procuradoras municipais da mulher de todo o estado. Cloara Pinheiro afirmou: “Manifestamos nossa solidariedade à parlamentar Noreci Claro e esperamos que o vereador faça publicamente um pedido de desculpas e que sofra as sanções políticas cabíveis por essa fala tão agressiva”.
Noreci Claro formalizou a denúncia junto à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, que encaminhou o caso ao Fluxo de Violência de Gênero. O Fluxo de Violência de Gênero tem o objetivo de oficiar o Ministério Público por meio da coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais e a Câmara Municipal de Foz do Jordão. Além disso, a vereadora registrou um Boletim de Ocorrência e apresentou vídeos que comprovam a situação.
A nota de repúdio assinada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná destaca a importância de combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Ela ressalta que as ofensas proferidas pelo vereador foram repugnantes e não devem ser aceitas em nenhuma esfera de poder.
A Rede de Procuradorias da Mulher atua em mais de 115 Câmaras Municipais do Paraná e continuará manifestando seu repúdio a qualquer forma de desrespeito e violência contra as mulheres. A nota expressa solidariedade à vereadora Noreci Claro e reitera a expectativa de que o vereador Antônio dos Santos faça um pedido público de desculpas e sofra as sanções políticas cabíveis por sua fala agressiva.
Fonte:: Assessoria Alep / Portal Candói.