A passarela mais próxima das Cataratas do Iguaçu foi reaberta nesta quarta-feira (11), um dia após a vazão do rio atingir 8,9 milhões de litros de água por segundo – cinco vezes acima da média de 1,5 milhão de litros.

O fechamento temporário da passarela ocorreu na terça-feira (10) como medida de segurança para os visitantes, diante do aumento no volume de água.

A reabertura foi autorizada após inspeção e avaliação técnica pela equipe do Parque Nacional do Iguaçu, que garantiu que as condições eram seguras para o público.

Às 11h de quarta-feira, a vazão estava em 7,3 milhões de litros por segundo. O aumento da vazão foi causado pelas chuvas intensas ao longo do Rio Iguaçu, que atravessa o Paraná e passa pelas Cataratas, na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Do lado argentino, a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo permanece fechada desde sábado (7), sem previsão de reabertura. A forte chuva no Paraná desde o início do mês afetou cerca de 44 mil pessoas e causou danos em mais de 680 casas no estado, segundo a Defesa Civil e a RPC.

Em 31 de outubro de 2023, a vazão das cataratas atingiu 24 milhões de litros por segundo, a segunda maior registrada desde 1997, quando os dados começaram a ser monitorados pela Copel. A maior vazão ocorreu em 2014, com 47 milhões de litros por segundo.

Fonte: G1/Portal Candói

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui