O estado do Paraná está se preparando para uma drástica queda nas temperaturas nos próximos dias, com a possibilidade de geadas e termômetros marcando até 0ºC, segundo informações divulgadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A frente fria, que já começou a impactar o clima, deve intensificar o frio a partir desta sexta-feira (9).

Conforme alertam os meteorologistas, as geadas devem começar com baixa intensidade nas regiões centro-sul e sudeste do estado, mas tendem a se espalhar, atingindo todo o Paraná de maneira moderada, com maior severidade nas áreas central e centro-sul.

A previsão para o sábado (10) é particularmente rigorosa, com a cidade de Guarapuava, localizada no centro-sul do estado, podendo registrar temperaturas próximas de 0ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre uma onda de frio que deve se prolongar até pelo menos sábado (10), com as temperaturas caindo até 5ºC abaixo da média em todo o estado.

Esse fenômeno pode representar riscos à saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis.

O Simepar explica que essa mudança no clima é consequência do avanço de uma frente fria que atinge o estado desde quinta-feira (8), trazendo chuvas e, em algumas áreas, até raios.

O resfriamento mais intenso é esperado durante o período noturno nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, devido à entrada de uma massa de ar frio.

Na sexta-feira, o destaque será a intensificação desse resfriamento, com temperaturas que devem se manter baixas ao longo de todo o dia, inclusive durante a tarde, quando os valores costumam ser mais elevados.

A sensação térmica de frio será acentuada pela presença de ventos fortes.

Até o momento, o recorde de frio do ano no Paraná foi registrado no dia 1º de julho, em General Carneiro, no sul do estado, quando os termômetros marcaram -3,9ºC. Com a nova frente fria, espera-se que essa marca possa ser superada em algumas regiões. A população é orientada a se proteger e tomar medidas preventivas, especialmente em relação à saúde.

Fonte: RPC / Portalcandói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui