A Secretaria Municipal de Saúde de Candói vem a público esclarecer e contrapor os dados publicados em mídias sociais e canais de comunicação, que vincula o Município de Candói como um dos que menos aplicaram vacinas contra a covid-19.
A informação, por mais que tenham origem de um órgão de controle, não procede.
Ocorre que a Secretaria do Estado de Saúde encaminhou equivocadamente ao Município de Candói, 3.100 doses de vacinas destinadas exclusivamente a povos quilombolas, as quais, na ocasião em que foram encaminhadas, não poderiam ser aplicadas em outros grupos de pessoas.
Sendo a população de quilombolas cadastradas no Município Candói não superior a 300 pessoas, imediatamente foi realizada a devolução de 2.800 vacinas a Regional de Saúde.
Tanto é verdade, que o Município de Candói, na data de 16/06/2021, atingiu a marca de mais de 90% de primeiras doses recebidas aplicadas, e quase 50% das segundas doses aplicadas, dados estes da Secretaria de Estado da Saúde (http://bi.pr.gov.br/COVID/index.html).
Assim, estes são os reais números do Município de Candói, os quais já foram informados ao TCE-PR.
O Município de Candói, pela sua Secretaria Municipal de Saúde, não tem medido esforços para o combate a Covid-19, incluindo-se a vacinação como uma de suas prioridades. Não há porque segurar vacinas se esta é a esperança para vencer a crise sanitária decorrente da Covid-19.
Por fim, a Secretaria de Saúde de Candói parabeniza a todos os profissionais de Saúde, os quais tem arduamente batalhado esta guerra contra a Covid-19, colocando suas vidas em risco em prol de todas as pessoas.