Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revela um aumento significativo no número de homens que buscam atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS).

De acordo com os dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab), houve crescimento expressivo nas avaliações para hipertensão arterial (15,50%), diabetes mellitus (16,2%) e tabagismo (33,7%).

No primeiro semestre de 2024, foram registradas 856.374 avaliações para hipertensão arterial, em comparação com 741.434 no mesmo período de 2023. Em relação à diabetes, os atendimentos subiram de 376.864 para 437.883, e no caso do tabagismo, de 64.868 para 86.716.

Apesar do aumento nas consultas, a mortalidade masculina devido a doenças crônicas ainda é alta. Doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer, especialmente o câncer de pulmão relacionado ao tabagismo, continuam sendo as principais causas de morte.

Em 2023, 55,7% das mortes na faixa etária de 20 a 59 anos foram de homens, enquanto 44,3% foram de mulheres.

Rejane Cristina Teixeira Tabuti, chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa, destacou que campanhas e políticas públicas estão aumentando a conscientização dos homens sobre a importância de cuidar da saúde.

“Historicamente, os homens procuram menos os serviços de saúde ou só o fazem em casos de urgência. Queremos alertar para a necessidade desse cuidado preventivo”, afirmou.

A campanha Agosto Azul de 2024, cujo tema foi “Prevenção de Doenças Crônicas e Tabagismo”, reforçou essa mensagem, promovendo diversas atividades para sensibilizar a população masculina sobre a importância de manter hábitos saudáveis.

Uma das ações principais foi a publicação da Nota Técnica nº 18/2024, que orientou as equipes de saúde sobre a promoção da saúde masculina e a redução dos impactos do tabagismo.

A Sesa também incentivou as secretarias municipais de saúde a desenvolverem estratégias específicas para atrair os homens aos serviços de saúde, com atividades como encontros, rodas de conversa e palestras.

Além disso, a Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo (DVPCT) organizou uma videoconferência com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem e a Sociedade Paranaense de Cardiologia para discutir temas cruciais para a saúde masculina.

Fontes: / Mangmidia – Portalcandói

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui