O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de tempestade para 204 municípios do Paraná nesta sexta-feira (13).
O alerta, que é válido até o fim do dia, prevê fortes ventos de até 100 km/h, chuvas intensas e possíveis danos nas regiões oeste, noroeste, central, sul, sudoeste, além de parte do norte central e da Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm ao longo do dia.
Além dos ventos intensos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Enquanto algumas regiões enfrentam o alerta de tempestade, outras áreas, especialmente no norte e noroeste do estado, ainda registram calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 35°C, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Possibilidade de ‘chuva preta’
Além das tempestades, os meteorologistas do Simepar alertam para a possibilidade de “chuva preta” em algumas áreas.
Esse fenômeno ocorre quando a fumaça das queimadas, que cobre o céu do Paraná, se mistura com as gotas de chuva, resultando em precipitações de coloração escura.
O alerta reforça a necessidade de precaução nas áreas afetadas para evitar acidentes e danos causados pelas condições climáticas extremas.
Fonte: G1 / Portal Candói.