O Hospital Regional de Guarapuava (HR) atingiu um marco significativo ao realizar 3.769 cirurgias desde sua abertura em 2020.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desse total, 3.573 procedimentos foram realizados entre janeiro e julho deste ano, destacando-se a área de ortopedia com 1.216 cirurgias em um ano.

De julho a dezembro do ano passado, foram realizadas 196 cirurgias, impulsionadas por investimentos da Sesa e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas).
Esses investimentos somaram aproximadamente R$ 15 milhões.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, afirma que o centro cirúrgico do HR tem capacidade para realizar até 500 procedimentos mensais.
O HR realiza cirurgias gerais e diversas especialidades, incluindo ortopedia, urologia, pediatria, bucomaxilar e cirurgias de cabeça e pescoço.
O hospital atende a demanda dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava e outros 73 municípios da Macrorregião Leste, além de dar suporte a solicitações de outras regiões do estado, encaminhadas pela Central de Acesso à Regulação do Paraná (Care/PR).
Estrutura e Investimentos
Desde 2022, a gestão do hospital está sob esponsabilidade da Funeas.
A estrutura do HR inclui 112 leitos, dos quais 10 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 30 de enfermaria e 72 leitos clínicos cirúrgicos.
A equipe é composta por 500 profissionais. A construção do hospital começou em 2015 e foi parcialmente entregue em 2020, inicialmente para atendimento exclusivo da covid-19. Até junho de 2022, foram mais de 3,6 mil atendimentos.
Desde então, foram investidos mais de R$ 103,6 milhões na compra de equipamentos, melhorias na estrutura e custeio da unidade.
Atualmente, o HR desempenha um papel crucial na realização de procedimentos cirúrgicos eletivos no estado.
Fonte: RSN / Portalcandoi