A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou dados alarmantes sobre as internações relacionadas a pneumonia e influenza no estado.
Entre janeiro e abril deste ano, 9.950 pessoas foram internadas para tratamento dessas doenças, resultando em uma média de 82 internações diárias e 1.521 mortes.
Esses números ressaltam a importância de redobrar os cuidados com a saúde durante o inverno, quando a incidência de doenças respiratórias tende a aumentar.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, a média diária de internações em 2023 foi ligeiramente superior, com 91 pessoas internadas por dia e 1.145 mortes.
Ao longo de todo o ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 3.694 internações e 4.409 mortes por pneumonia e gripe.
Embora graves, essas doenças podem ser prevenidas por meio de vacinação, hidratação adequada e manutenção de ambientes bem ventilados.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, enfatiza a tendência de aumento de casos de pneumonia durante o inverno.
Ela alerta para a importância de estar atento aos sintomas, manter-se hidratado, evitar contato com pessoas doentes e seguir a etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras e a higienização constante das mãos.
A etiqueta respiratória também recomenda cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes bem ventilados.
Para quem apresenta sintomas de pneumonia ou gripe, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação.
Em 2023, a Atenção Básica à Saúde (APS) no Paraná realizou 227.988 atendimentos para pneumonia e gripes, enquanto até maio de 2024, foram 84.639 atendimentos.
Estes dados demonstram a necessidade de atenção contínua e medidas preventivas para combater essas doenças, especialmente durante os meses mais frios.
Fonte RSN / Portalcandoi