Estado já é o maior produtor de tilápias no Brasil com mais de 30% da produção total.
Com o aumento do consumo de carne de peixe nas refeições dos brasileiros, a produção de cultivo no país também cresceu. Em 2022 foram cultivadas 860.355 toneladas com receita de R$ 9 bilhões, um crescimento de 2,3% ao ano.

O Paraná é o campeão de produção com 194 mil toneladas e a tilápia é o peixe mais cultivado com 34% do volume do total no país sendo produzido no estado. Na região sudoeste ainda há muito potencial na produção de piscicultura a ser explorado, como comenta o técnico do Deral, Antoninho Fontanella.
Atualmente a criação comercial de tilápias acontece em 363 dos 399 municípios paranaenses que negociam a tilápia com 34 países. No Paraná um movimento liderado pelo Deputado Esadual Luiz Fernando Guerra defende que o peixe precisa ser uma opção na alimentação dos jovens e através de projeto de lei de sua autoria a carne de peixe pode fazer parte das refeições de aproximadamente 1 milhão de alunos da rede pública de ensino, o que incentivaria cooperativas e frigoríficos a investirem em regiões com potencial de expansão.
Fonte: RBJ / Portal Candói.