Maior parte da área queimada era de mata nativa e pastagem segundo o sindicato rural do município; causa do incêndio ainda é investigada.

Um incêndio de grandes proporções atingiu dezenas de propriedades rurais em Dom Aquino (MT)a cerca de 165 quilômetros da capital do estado, Cuiabá. O fogo teve início no último dia 16 de agosto, em uma área de mata nativa que fica a quase 30 quilômetros da cidade.

As chamas avançaram durante duas semanas, destruindo áreas de preservação, pastos e algumas lavouras, chegando a atingir – inclusive – duas casas no na área urbana. Ao todo, mais de 27,7 mil hectares foram atingidos. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino, Wildon Cardoso, os Bombeiros conseguiram controlar as chamas no último domingo (29). Na tarde desta terça-feira (31) pequenos focos foram identificados, mas contidos. Um levantamento prévio aponta que pelo menos 38 propriedades rurais foram atingidas pelo incêndio. De acordo com Wildon, este número pode chegar a 50. Algumas tiveram mais de 90% da área queimada.

“Muitos pequenos produtores e agricultores familiares não terão condições de investir na recuperação dos pastos e das cercas destruídas. A descapitalização destes produtores será um problema, com impacto a médio e longo prazo no município. Já há relatos de produtores que avaliam a necessidade de vender a propriedade, diante da falta de capital para recuperá-la”, comenta o presidente do Sindicato Rural.

Orientações
Com o incêndio controlado, Wildon diz que o sindicato rural está auxiliando os produtores a realizarem o ‘pós-queimada’, com um levantamento de tudo o que foi atingido dentro da propriedade, como área, animais, depreciação, queimada de cercas, etc. “Com essas informações, os produtores devem registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil. Já estamos fazendo ações para 2022, programando cursos e treinamentos para capacitar produtores rurais e colaboradores para o combate aos incêndios florestais, além de oficinas para confecção de utensílios que possam ser usados durante este combate”, comenta.

Apoio institucional
O presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino também destacou o apoio institucional recebido na força-tarefa para conter o incêndio.

FONTE: canalrural.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui