Iniciativa voltada aos produtores rurais se estendeu às crianças, “para que aprendam a zelar pelo meio ambiente”, relata Eliza de Matos, do Departamento de Gestão Ambiental quinta-feira, 10 de novembro de 2022.
A equipe responsável pelo projeto Protegendo uma Nascente, da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Candói, esteve na semana que passou na comunidade Despraiado, na residência de Joelcio Ramiro e Simone Elias de Matos, plantando mudas nativas. Junto com Thiago Pereira e Silmar Peres, da secretaria, participaram da atividade os alunos do 2º ano da Escola Emílio Francisco Silva, coordenados pela professora Gislaine Caldato.
Na oportunidade, aprenderam sobre a preservação da mata ciliar e sua contribuição com o meio ambiente.
Prática De acordo com Eliza de Matos, responsável pelo Departamento de Gestão Ambiental da secretaria, o projeto foi desenvolvido pela preocupação com a preservação da natureza.
Inicialmente, a ação seria voltada somente aos produtores rurais. “Porém, o trabalho se estendeu também às crianças, para que aprendam a zelar pelo meio ambiente”, conta Eliza.
Prefeito Dino entrega primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal A Escola Emílio Francisco Silva, da comunidade da Paz, foi a primeira a abraçar a causa e com o desempenho da diretora Sheila Kich e professoras, o projeto tem dado frutos.
A escola muitas vezes solicita palestras da secretaria, além de trabalhar o conteúdo em sala de aula.
A prática é feita nas propriedades rurais, para que as crianças experimentem o que aprenderam em sala.
“Desde uma simples visita ao Parque dos Votorões e ao Parque do Lago para saberem diferenciar uma mata fechada e aberta, até fazerem a proteção de uma fonte, eles aprendem a cuidar e garantir água limpa em suas próprias propriedades”, explica Eliza.
A atividade só foi possível com o apoio da comunidade.
Era preciso que as crianças vissem de perto um riacho, para que Thiago e Silmar explicassem o cuidado com as árvores nativas.
“A oportunidade de conhecer o córrego que passa na propriedade de Joelcio e Simone foi essencial”, afirma Eliza.
Preservação de nascente A escolha do local agradou ao casal, donos da propriedade. “Quando solicitaram a realização desse projeto, prontamente cedemos para que a experiência fosse possível”, enfatiza Joelcio.
A proteção da principal fonte de água da residência foi realizada há muito tempo. Além de cercar o entorno com arames, isolaram a nascente utilizando a técnica ‘terra cimento’. Dessa forma, eles tem a certeza de consumir água potável e sem contaminantes.
Fonte /Correio do Povo/Portal Candói.