Uma residente de 56 anos do Município de Pinhão, procurou as autoridades para relatar um caso de estelionato e fraude eletrônica ocorrido em 30/01/2024.
Segundo a solicitante, ela teria recebido uma notificação, aparentemente do aplicativo de seu banco, alertando-a sobre uma suposta atividade em sua conta.
Ao abrir a notificação, a vítima foi redirecionada para a página de login do aplicativo do banco.
Após efetuar o login, teria sido solicitada uma confirmação, que, inocentemente, ela concedeu.
Algumas horas depois, ao acessar novamente o aplicativo do banco, constatou que um empréstimo no valor de R$ 5.000,00 foi realizado em seu nome, além do saque do limite do cartão no valor de R$ 3.000,00.
A situação se agravou quando a vítima percebeu que seu perfil no Facebook também foi hackeado.
Os golpistas, utilizando a identidade da mulher, fizeram uma publicação falsa, alegando que o empréstimo não era um golpe e que a própria vítima o havia solicitado.
Diante desse cenário, a vítima recebeu as devidas orientações sobre como proceder em relação à representação do ocorrido, bem como foi instruída sobre a entrega dos comprovantes das transações fraudulentas na delegacia local.
O episódio destaca mais um caso de sofisticadas ações criminosas no ambiente virtual, reforçando a importância da cautela ao lidar com notificações e solicitações de dados pessoais online.
Fonte:16º BPM / Portal Candói.