Os eleitores brasileiros contam com uma ferramenta prática e acessível para fiscalizar o processo eleitoral: o aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para Android e iOS.
Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014 e aprimorado para as eleições municipais de 2020 e gerais de 2022, o aplicativo permite que qualquer cidadão denuncie irregularidades durante a campanha eleitoral.
Através do Pardal, podem ser relatadas infrações como propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso indevido da máquina pública, abuso de poder político ou econômico e utilização irregular dos meios de comunicação.
As denúncias podem ser acompanhadas de fotos, áudios ou vídeos, e é possível optar por enviar as informações de forma anônima.
O sigilo dos denunciantes é garantido pelo sistema.
Além de permitir o envio de denúncias, o aplicativo oferece orientações sobre o que é permitido durante a campanha, como o uso de carros de som, distribuição de material gráfico e a realização de comícios.
Em termos de números, o Pardal recebeu 105.543 denúncias durante as eleições de 2020 e 38.747 em 2022.
A redução nas denúncias é atribuída ao contexto pandêmico e à abrangência das fases eleitorais, uma vez que as eleições municipais envolvem a escolha de prefeitos e vereadores em 5.569 municípios.
São Paulo liderou o número de denúncias em 2022, com 5.748 registros, seguido por Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Entre os cargos mais denunciados, destacam-se as candidaturas a deputado federal e estadual.
Com o Pardal, o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) esperam reforçar a fiscalização eleitoral, contando com a colaboração dos eleitores para garantir um processo eleitoral mais justo e transparente.
Fonte Agencia Brasil / Portalcantú / Portalcandoi