O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Paraná (NUDECON), emitiu nesta segunda-feira, recomendação à entidade que representa os donos de postos de combustíveis do Paraná, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná.
O objetivo, segundo o coordenador do Núcleo, é coibir o abuso quando a Petrobrás anunciar reajustes. De acordo com ele, a recomendação pretende barrar a prática de repassar o reajuste com produto comprado por preço velho.
Segundo a recomendação, os varejistas de combustíveis devem se abster de aumentar os preços dos combustíveis antes da existência real de reajuste das distribuidoras.
Na semana passada, a Petrobras anunciou reajuste dos combustíveis. De acordo com a empresa, o aumento seria de 18,77% para a gasolina, 24,9% para o diesel e 16% para o gás de cozinha.
Caso o consumidor tenha sido vítima da prática deste repasse abusivo, além do Procon, é possível também procurar o Nudecon pelos canais de acesso do núcleo. O Nudecon possui um formulário público online para receber qualquer dúvida de consumidores(as).
Informação e Imagem Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR)