O Dia de São Paulo comemora-se a 29 de junho. São Paulo e São Pedro celebram-se ambos no mesmo dia, data em que se julga a ocorrência do martírio de ambos. Os santos são considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva pela sua pregação e fé.

Imagem: Diocese de Sete Lagoas

Origem do Dia de São Pedro e São Paulo

A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos. O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito. Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos). São Paulo É representado tradicionalmente com uma espada e com um livro. É o santo padroeiro dos autores, dos editores e da imprensa.

São Pedro e São Paulo: conheça a história dos santos juninos

Pedro era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias. Uma das histórias mais conhecidas sobre a vida de Pedro foi a ocasião em que o apóstolo negou Jesus três vezes ao seu mestre ser preso, sendo tomado pelo arrependimento em seguida. Paulo, anteriormente chamado de Saulo de Tarso, foi um dos grandes perseguidores da Igreja e dos discípulos de Cristo. No entanto, converteu-se, mudou de nome e se tornou um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva, tornando-se um dos responsáveis pela sua expansão. Ambos morreram martirizados. São Pedro foi crucificado, mas pediu para que a cruz ficasse de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre. Já São Paulo foi degolado em Roma.

Tradição e festejos no dia de São Paulo

Imagem: G1.globo.com

Nesse período, ruas são decoradas em cores e manjericos, com realização de festas litúrgicas e romarias pela Igreja. São Paulo, conhecido como “apóstolo dos gentios”, é patrono dos caminheiros, sendo escolhido para IV Secção pelo exemplo de “caminho”.

A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses e grandes fogueiras, assim como acontece no Dia de São João.

(Fonte: www.calendarr.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui