A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica ficará mais cara para os consumidores, com o acionamento da bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O aumento eleva o valor adicional cobrado para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, que passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) pela Aneel, justificando o aumento devido ao risco hidrológico, que se agrava com os baixos níveis dos reservatórios e o consequente aumento no preço da energia no mercado, influenciado pelo custo de produção não contratado.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, funciona em três níveis: verde, amarelo e vermelho (com patamares 1 e 2).
A bandeira verde, a mais barata, vermelho e amarelo indicam cobranças adicionais.
Aneel ressalta que o sistema de bandeiras tarifárias visa tornar mais transparente a cobrança adicional em momentos de aumento nos custos de geração de energia, permitindo que os consumidores adaptem seus hábitos de consumo para economizar na conta de luz.
Fonte Agencia Brasil /Portal Candói.