Durante a madrugada desta sexta (10), o site do ConecteSUS e a página do Ministério da Saúde sofreram um ataque hacker. Dessa forma, o aplicativo parou de apresentar os dados sobre vacinação e o site está fora do ar até o momento. Um grupo assumiu o ataque e disse que 50 TB de dados internos foram ‘copiados e excluídos’. Dessa forma, usuários do ConecteSUS relatam que os comprovantes de vacinação não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo ou que os dados sofreram alterações. Os relatos começaram a surgir pouco após o ataque aos sites.
Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que haviam excluído e copiado os dados. Contudo, pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuam inacessíveis até o momento. Por fim, o Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o assunto ou deu alguma previsão de retorno do funcionamento.
Bem como, não informou se há como recuperar os dados. O ATAQUE Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate. Assim, geralmente usa a moeda virtual bitcoin para dificultar o rastreamento do criminoso. Dessa forma, este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. O “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque aos sites. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação da covid-19, exigido para acessar locais públicos. Além disso, até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil.