Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Candói foi reconhecida com o Certificado de Qualidade em Transparência Pública, na categoria “DIAMANTE”, a mais alta classificação concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A distinção é fruto de uma avaliação realizada pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que analisou o grau de transparência ativa nos portais de câmaras municipais, prefeituras e outros órgãos públicos do país.
Em 2024, a Câmara de Candói obteve 100% de conformidade no índice de transparência de seu portal, atendendo a todos os critérios essenciais estabelecidos.
A avaliação coloca a Câmara entre as mais transparentes do Brasil. No ano retrasado, em 2023, o Legislativo Candoiano alcançou 96,55%, também conquistando o Certificado Diamante.
Do total de 399 portais de Câmaras de Vereadores do Paraná avaliados pelo PNTP, apenas 17 obtiveram a pontuação máxima. Em nível nacional, a Câmara de Candói divide a liderança com outras instituições, sendo uma das 7.370 entidades avaliadas em todo o Brasil.
“É uma grande satisfação compartilhar essa conquista, pois, entre as 399 entidades fiscalizadas, a Câmara de Candói novamente recebeu o Selo Diamante, agora com 100% de conformidade nos requisitos. Esse resultado reflete nosso compromisso com a seriedade, transparência e respeito à sociedade.
Nosso trabalho é garantir que a população esteja bem informada sobre as atividades da Casa Legislativa”, comentou o ex-presidente da Câmara, vereador Valmir Czarnieski.
Sobre o PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, com a parceria dos 33 Tribunais de Contas do país.
O objetivo do programa é avaliar, padronizar e fiscalizar a transparência da administração pública em todos os níveis e órgãos, reunindo os dados no Radar Nacional de Transparência Pública, ferramenta essencial para o exercício do controle social.
Fonte: Câmara de Vereadores/ Portal Candói