Em apenas cinco dias, aposentados adquiriram cerca de três mil passagens aéreas por R$ 200, através do programa ‘Voa Brasil’, uma iniciativa do governo federal destinada a tornar o transporte aéreo mais acessível a este público.
Lançado no dia 24 de julho, o programa disponibilizou três milhões de bilhetes para compra pelo site oficial GOV.BR/VOA BRASIL, com uma resposta positiva do público-alvo.
De acordo com dados divulgados pela Agência Voz, as passagens vendidas até o momento representam 0,1% do total de bilhetes disponibilizados nesta primeira fase do programa.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o site já recebeu mais de 50 mil acessos, demonstrando o interesse significativo dos aposentados.
O programa foi desenvolvido sem custos adicionais para o governo, resultado de um acordo com as companhias aéreas que se comprometeram a oferecer os bilhetes a preços reduzidos.
Um dos critérios para a participação é que os aposentados não tenham viajado nos últimos 12 meses, permitindo que aqueles que estão há mais tempo sem viajar possam aproveitar a oportunidade.
A iniciativa aproveita uma realidade da aviação civil brasileira, onde entre 15% e 20% dos assentos ficam ociosos anualmente.
Em 2023, dos 112 milhões de passageiros que voaram, cerca de 12% conseguiram passagens por até R$ 200.
O ministro Costa Filho ressaltou que a essência do programa é “incluir mais gente” no transporte aéreo, ampliando o acesso a essa forma de locomoção para um público que muitas vezes não tem essa possibilidade.
Fonte: RSN / Portalcandói.