Dia 15 de setembro é o dia do cliente, data comemorativa celebrada anualmente. Ela faz parte do calendário comercial.
Primeiramente, a data foi criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul. O criador da celebração foi o empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Inicialmente, sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados. Além disso, o objetivo é ajudar a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.
É conhecida como uma data de oportunidades de negócios, pois ela incentiva o consumo, e acima de tudo, o diferencial dessa data é a sua abrangência, pois o dia do cliente alcança a todos, por que todos são clientes de alguém e todos dependem de clientes para sobreviver. Além disso, uma forte característica dessa data são os famosos “mimos” do comércio. Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais para homenagear e atrair os mais diversos clientes.
Atualmente a data comemorativa já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios. Ou seja, ela cresce cada vez mais e busca se consolidar no Brasil inteiro.
*Fonte: segredosdomundo.r7.com*