O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou nesta quarta-feira (18) um protocolo de intenções para a criação de um programa que visa construir casas sustentáveis para famílias em situação de vulnerabilidade no meio rural, incluindo indígenas e quilombolas.

O objetivo é promover o desenvolvimento social no campo, ao mesmo tempo em que se busca a redução das emissões de carbono por meio de técnicas sustentáveis de construção.

A assinatura ocorreu durante a cerimônia de comemoração dos 80 anos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Agora, queremos focar em famílias vulneráveis da zona rural, povos indígenas e quilombolas com essas casas sustentáveis de madeira”, afirmou o governador.

A madeira utilizada será proveniente de áreas de reflorestamento da Seab que estavam subutilizadas.

O material será processado para se transformar em madeira engenheirada, ideal para construções com manejo sustentável e baixa emissão de carbono.

O Paraná possui atualmente 33 mil hectares de florestas plantadas, das quais 5 mil hectares já foram concedidos a empresas.

As primeiras 100 casas construídas pelo programa serão destinadas ao Rio Grande do Sul, para apoiar as famílias afetadas pelas chuvas no início do ano.

A definição das comunidades beneficiadas ficará a cargo do governo gaúcho.

A iniciativa marca um novo passo nas políticas de sustentabilidade e desenvolvimento social do Paraná, com foco na inclusão e na preservação ambiental

Fonte: Mangmidia /AEN / Portal Canndói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui