Segundo produtores, sementes foram importadas da Bélgica em 2023. É uma das primeiras vezes que a variedade nasce no estado.

O tomate preto, uma espécie exótica que chama a atenção pela coloração, tem dado seus primeiros frutos em solo paranaense.

A variedade é cultivada pelo agricultor Bruno Bauer, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Ele conta que a espécie exótica da fruta foi importadas da Bélgica.

Segundo Bruno, apesar da variedade ter origem de um país frio, a espécie se adaptou bem ao clima da região.

“É um tomate muito doce, bem gostoso. Ele é preto por fora e verde dentro. Quando maduro, passa para o vermelho”, explica.

https://4f8ae8b68f14d2e0c817276ade5ca4ae.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html Sementes do tomate preto vieram da Bélgica.

A família do agricultor cultiva tomates há 15 anos em uma chácara de alimentos orgânicos.

A produção começou apenas com tomates tradicionais: salada, italiano e cereja. Todos sem agrotóxicos.

Com o passar dos anos, a aposta foi importar sementes de outros países. A plantação dos tomates pretos começou em 2023.

“Ano passado plantamos de 20 a 25 pés. Já plantamos tarde, então sabíamos que não seria uma produção grande. Esse ano já passamos para 100 pés, que foi o número que estimei que a gente iria conseguir vender”, conta.

Por conta da coloração, o tomate caiu no gosto dos chefes de cozinha. Os 400 quilos desta safra já estão vendidos para diferentes restaurantes do estado.

https://4f8ae8b68f14d2e0c817276ade5ca4ae.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html Porém, Bruno garante que o objetivo para os próximos anos é que o tomate preto possa também marcar presença nas gôndolas dos supermercados.

 Fonte: RPC / Portal Candói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui