Queijaria Bella Luz abriu as portas hoje (14), mas os produtores dizem que não estão dando conta da demanda. Toda a família ajuda na produção.
Desde às 6h, a Veridiana Gunha já está lidando com a produção do leite que vai se transformar em queijo. Ela só volta para casa às 13h30 para ajudar em outras partes da produção.
Ela e o marido Jeferson de Oliveira, decidiram ficar no campo e fazer do rebanho um meio de garantir o sustento da família. Há dois anos o sonho de ter a marca parecia distante, mas após tantos investimentos, o casal agora é dono da Queijaria Bella, inaugurada nesta quinta
De acordo com a família, Jeferson trabalhava em uma rede de supermercados, mas o coração queria ficar na propriedade na Comunidade Gramados no Distrito da Palmeirinha em Guarapuava. Com a queijaria, o casal, a sogra e outros familiares ajudam na produção. Inclusive, até o filho de 10 anos dos produtores ajudou escolhendo o nome do negócio.
Antes da ideia da queijaria, a família tinha a produção de leite, só que o retorno não era tão rentável, pois a venda por litro ficava em torno de R$ 2,50. Com a ajuda da Secretaria de Agricultura, o casal começou a pensar em outros tipo de produção. Agora, o valor subiu para R$ 5 por litro em formato de queijo e os produtores estão pensando em expandir a produção.
Antes faltava muitos recursos, então veio o pessoal da secretaria, fez uma reunião com a comunidade e apresentou o projeto. Não tínhamos experiência com queijo. A gente foi, participou de todos os cursos que eles deram e também agora hoje em dia temos internet. A Veridiana pesquisou bastante, estudou, também fez vários cursos on-line para se aperfeiçoar.
Por enquanto estamos vendendo só particular, e não estamos dando conta da demanda. Um amigo passa pro outro e vão passando nossos contatos e vão fazendo os pedidos. Toda semana, quando tem uma boa quantidade a gente vai e entrega nas residências do pessoal. Nosso primeiro passo agora é aumentar nosso rebanho, estamos com sete [vacas] em lactação e uma para criar. Precisamos aumentar para umas 15 ou 20, até mais. A capacidade nossa agora está de 12 a 13 quilos de queijo por dia.
Fonte: RSN / Portal Candói.