O evento foi organizado pela Secretaria Municipal Educação, Esportes e Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.
Durante a conferência, foram abordados quatro eixos temáticos. O primeiro deles foi o Plano Municipal da Cultura, que visa traçar estratégias e metas para o desenvolvimento cultural do município nos próximos anos.

O segundo eixo tratou da Lei Paulo Gustavo, que estabelece medidas de apoio ao setor cultural durante a pandemia de Covid-19.
O terceiro eixo discutiu o Sistema Municipal de Cultura, que tem como objetivo organizar e fortalecer as políticas culturais do município.

Por fim, o quarto eixo abordou sobre a situação do Museu Regional do Iguaçu, visto que há um Edital de Licitação da Copel em andamento para a Incorporação do Acervo. Inclusive os participantes fizeram uma Moção, onde os cidadãos requerem a permanência do Museu Regional do Iguaçu em nosso Município e também manifestam repudio pelo lançamento do Edital por parte da Copel que não respeitou a cultura e história de Reserva do Iguaçu.

Durante a conferência, foram discutidos temas relevantes para a cultura local, como a importância das leis de incentivo cultural para a promoção da diversidade cultural e a inclusão social, além da necessidade de investimentos em infraestrutura e capacitação de artistas e produtores culturais.

Ao final do evento, foram aprovadas propostas que serão encaminhadas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e que deverão nortear as políticas culturais do município nos próximos anos.

A terceira Conferência Municipal de Cultura foi considerada um sucesso pelos organizadores e participantes, por possibilitar a discussão e o diálogo sobre temas tão relevantes para a cultura local.

Fonte: Prefeitura de Reserva do Iguaçu / Portal Candói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui